Por que criar um blog? Veja 6 motivos que vão te convencer

Muita gente me pergunta sobre o blog, se é muito trabalhoso, se seria legal criar um, então eu pedi pro pessoal aqui da HBA Web Design falar um pouquinho do assunto pra vocês.

O que, de fato, é um blog?

Para qualquer pessoa que queira fortalecer uma marca, um nome pessoal, um nome de produto, um projeto… Um blog é uma estratégia essencial, afinal são os conteúdos de texto e imagens que mais “alimentam” o Google. Vamos entender mais disso abaixo.

O blog é como uma biblioteca com temas diversos para os outros lerem. Sempre de acordo com o seu interesse. Para pessoas como a Jade Seba, por exemplo, o site é um espaço para falar de modaviagens e novidades… Enfim, tudo sobre o seu lifestyle. Para uma loja de maquiagem, por exemplo, o blog deve apresentar novidades sobre a área, resenhas dos produtos e mais uma série de conteúdos informativos.

Então por que ter um blog? Vamos aos motivos…

1. Aumento da sua visibilidade / autoridade

Ao criar um blog, você aumenta sua presença na internet… É como se você falasse para o mundo “Ei, eu existo!”. Entre todas as formas de divulgação – anúncios pagos, mailmarketing, redes sociais e por aí vai – essa é a melhor a longo prazo. Você gera mais conteúdo contínuo e com menos custo.

Mais conteúdo de texto, pois isso que alimenta o Google. Quando você pesquisa algo na internet, por que aqueles sites aparecem naquela exata ordem? Porque tais artigos foram bem escritos. O Google entende texto, então ao criar um blog, você passa a se tornar relevante para ele.

2. Baixo custo para início do projeto (mas não custo zero)

Como o principal objetivo de um blog é maior visibilidade no Google, é muito importante que você escolha a melhor plataforma possível. Existem algumas plataformas grátis, porém elas oferecem o serviço gratuito por fornecer um servidor com qualidade inferior, o que afeta o resultado final do trabalho. O recomendado é que você procure uma agência especializada.

Ainda assim, o custo de um blog é bem mais barato que o de uma loja virtual, por uma série de fatores técnicos, então não se preocupe. Se você mesmo produz o seu próprio conteúdo, seu único gasto será o de desenvolvedor. O bom é que a divulgação é facilmente feita de forma gratuita nas redes sociais, então o dinheiro acaba sobrando um pouco para você investir em impulsionamento.

3. Aumento da cartela de clientes e de seguidores

Eventualmente – e se você fizer um bom trabalho – você ou sua empresa vão ganhar mais visibilidade. Ou seja, mais visualizações, mais seguidores e mais potenciais “clientes”. Isso porque as pessoas que visitam o seu blog se interessam pelo conteúdo que você cria. E se elas tem interesse nas suas palavras, provavelmente terão no seu produto.

4. Possibilidade de gerar renda

Existem diversas formas de monetizar seu blog, seja com AdSense (do próprio Google), com publiposts pagos, parcerias… Descubra o que te atende melhor, retorno direto ou indireto.

5. Relacionamento com o seu público

Talvez a parte legal de ter um blog. Quando você se dedica às suas publicações e o público demonstra interesse, você cria um canal de troca de mensagens. Você então “abre as portas” para que o seu público entre em contato com você, talvez deixando até sugestões de pautas. Isso, além de fidelizar o seu público, otimiza o seu tempo e torna o seu site mais relevante. As pessoas criam uma boa imagem de você, devido à atenção que você dá para elas. Isso ajuda a garantir que elas acompanharam o seu conteúdo.

6. Gera aprendizado

Escrever em um blog requer tempo, dedicação e responsabilidade. Você precisa se manter antenado, sempre atento ao que acontece à sua volta. Se você é uma empresa, esse é um ótimo jeito de se manter atualizado na sua área.

Também, parar para escrever sobre um assunto de seu conhecimento, é um ótimo exercício para quem deseja se organizar. Você pratica expor suas diversas opiniões, seus argumentos e, dependendo do assunto, até um debate amigável com seu público.

Resumindo, o blog é o melhor meio para quem quer trabalhar com Marketing de Conteúdo. Ele permite você publicar o que quiser, na hora que quiser, sobre o que for do seu interesse. O blog te ajuda a criar um bom posicionamento no Google, que funciona como uma bola de neve. Ou seja, visualização gera autoridade, que gera visualização e por aí vai. Também, blogs são fáceis de serem administrados, principalmente se sua empresa possui um time de marketing.

Gostou da publicação? Possui alguma sugestão de post? Deixe aqui nos comentários e relembre a publicação anterior: O Que É Marketing Digital. Leia também: Mais detalhes sobre o Conselho Tutelar em Santos, 2019.