Dia Mundial da Limpeza tem participação da cidade de Santos

Dia Mundial da Limpeza tem participação da cidade de Santos

O Dia Mundial da Limpeza acontece todo dia 19 de setembro, anualmente, desde 2009. A estimativa de participação, divulgada pelo próprio projeto, é de cerca de 5% da população mundial. O objetivo do Clean Up Day é combater o problema de lixo nos mares e praias, descartados indevidamente.

O evento se dá pela população voluntária se juntando nas cidades litorâneas e arredores, disponibilizando de seu tempo para efetuar a limpeza de objetos sólidos indevidamente descartados como lixo no meio ambiente.

No Brasil, mais precisamente na cidade de Santos, influenciado pela Lei Recicla Santos, a participação da população no Clean Up Day foi notória.

A lei, que obriga o descarte de recicláveis na cidade aumentou em 300% a quantidade de lixo descartável coletado, alcançando um índice de 18% de produtos reaproveitados. Esse número influencia a população ativa à participar do Dia Mundial da Limpeza de Praias na cidade, cuidando do litoral do Estado de São Paulo.

Tratando-se de voluntários, o Secretário do Meio AmbienteMarcos Libório, afim de encorajar essa ação benéfica, participou a cidade do projeto, reforçando o incentivo à cuidar do meio ambiente.